Esportes

Olimpíadas de Tóquio autorizam público de até 10 mil pessoas

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio autorizou nesta segunda-feira (21) a presença de público de até 10 mil pessoas nos estádios e arenas do evento.

A medida foi anunciada após uma reunião do órgão com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a ministra dos Jogos, Tamayo Marukawa, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

De acordo com o comitê organizador, os eventos esportivos das Olimpíadas poderão receber um público limitado a “50% da capacidade da arena, com um máximo de 10 mil pessoas”. Torcedores estrangeiros não poderão entrar no Japão.

Além disso, caso a situação epidemiológica volte a piorar, não se exclui a possibilidade de restringir ainda mais a presença de público ou até mesmo de realizar as provas com portões fechados.

O uso de máscaras será obrigatório, e os torcedores não poderão gritar e deixarão as arquibancadas de forma escalonada para evitar aglomerações. “A situação será monitorada no Japão e no exterior, incluindo o estado das diversas variantes do coronavírus. As partes continuarão trabalhando para garantir que os Jogos sejam seguros para todos”, diz uma nota do COI.

Com a limitação anunciada nesta segunda-feira, Tóquio 2020 precisará devolver 910 mil dos 3,64 milhões de ingressos já vendidos internamente. Além disso, será feito um sorteio para definir quem poderá ir aos eventos cuja venda de bilhetes já superou o teto de público.

As Olimpíadas acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto, enquanto as Paralimpíadas estão marcadas para 24 de agosto a 5 de setembro. A decisão relativa aos Jogos Paralímpicos será anunciada até 16 de julho.

O Japão foi relativamente pouco atingido pela pandemia do novo coronavírus, com 14,4 mil mortes, porém a vacinação caminha a passos lentos, e apenas 6,4% da população está totalmente imunizada, de acordo com o portal Our World in Data.

fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *