Frente fria avança em Mato Grosso do Sul e derruba temperaturas durante a semana
Uma frente fria começa a atuar em Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (27) e deve influenciar o clima ao longo de toda a semana, incluindo o período de feriado. De acordo com o Cemtec-MS, algumas cidades podem registrar temperaturas mínimas de até 15°C.
Para esta segunda-feira, o destaque é o fenômeno conhecido como “mínima invertida”, quando a menor temperatura do dia ocorre entre a tarde e a noite. A condição deve se repetir também na terça-feira, mantendo o clima mais ameno em várias regiões do Estado.
As temperaturas mais baixas são esperadas para o Sul do Estado, incluindo a região da Dourados. Nessas áreas, as mínimas devem variar entre 15°C e 18°C, com máximas entre 21°C e 26°C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, os termômetros devem marcar mínimas entre 18°C e 23°C e máximas de até 32°C.
No Bolsão, Norte e Leste do Estado, as mínimas ficam entre 18°C e 23°C, enquanto as máximas podem alcançar até 34°C. Na Capital, Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 18°C e 20°C e máximas de até 33°C.
A partir de quarta-feira (29) e quinta-feira (30), a tendência é de elevação gradual das temperaturas. No entanto, o período também pode ser marcado por instabilidades, com possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Para esses dias, nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas devem variar entre 17°C e 20°C, com máximas entre 25°C e 29°C. Já em outras regiões do Estado, as máximas podem voltar a superar os 30°C, especialmente no Norte e no Leste.
Segundo os meteorologistas, a combinação entre a frente fria e a umidade favorece a formação de instabilidades, mantendo o tempo variável ao longo da semana.
* com informações da Folha de Dourados

