Detran acaba com exame de baliza no pátio e muda regras da CNH

Detran acaba com exame de baliza no pátio e muda regras da CNH

As novas regras do exame prático de direção do Detran-MS começaram a valer nesta segunda-feira (26) e já estão mudando a forma como os candidatos encaram a prova para tirar a CNH. Entre as principais mudanças estão o fim da baliza realizada dentro do pátio do Detran e o aumento do número de pontos permitidos para erros durante o exame.

Na última sexta-feira (24), foi aplicada a última prova no modelo antigo, marcada por um momento simbólico. A jovem Maria Eduarda Franciozi, de 18 anos, foi a última candidata a realizar o tradicional teste de baliza nas dependências do Detran-MS. Ela iniciou o processo de habilitação em outubro do ano passado e afirma que a baliza nunca foi o maior desafio.

“Não achei a baliza difícil. O que mais prejudica é o nervosismo”, contou. Apesar disso, Maria Eduarda avalia as mudanças com cautela. “Acho que, mesmo tendo mais pontos para errar, com menos horas-aula obrigatórias, quem nunca dirigiu antes pode ter dificuldade, ainda mais com a prova durando até 10 minutos”, afirmou.

As alterações foram oficializadas pela Portaria Detran-MS “N” nº 202, publicada no dia 20 de janeiro, e se antecipam à Resolução do Contran nº 1.020/2025, que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar o processo em todo o país.

Segundo a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, as mudanças são provisórias e valerão até a publicação do manual nacional.

Outro ponto importante é a mudança na pontuação. Antes, o candidato podia perder no máximo três pontos durante a prova. Agora, o limite passa a ser de 10 pontos, com os erros classificados conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Com as novas regras, a prova prática passa a ser realizada exclusivamente em percurso, em situações reais de trânsito, sempre acompanhada por um examinador. Para Lina Zeinab, o novo formato não facilita a aprovação. “A avaliação continua baseada em critérios objetivos, como condução segura, domínio do veículo, respeito às leis de trânsito e tomada de decisão em situações reais, garantindo que apenas quem tem capacidade de dirigir com responsabilidade seja aprovado”, destacou.

O Detran-MS afirma que as mudanças buscam tornar o exame mais próximo da realidade enfrentada diariamente pelos motoristas nas ruas.

Examinadores e candidata aprovada no último exame de baliza no pátio do Detran-MS

Da redação

(Com informações da Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *