Celebrado em 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue homenageia milhões de brasileiros que, de forma voluntária e anônima, ajudam a salvar vidas por meio de um gesto simples, mas essencial: a doação de sangue. A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco. O dia coincide com o aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Além disso, os doadores também celebram o Dia Mundial do Doador em 14 de junho.
No Mato Grosso do Sul, a Rede Hemosul se prepara para receber pelo menos 200 doadores apenas na unidade da Fernando Corrêa, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25). Outras unidades do Estado também devem registrar movimento intenso ao longo do dia.
Para marcar a data, o Hemosul firmou parcerias com diversas empresas que irão oferecer um lanche especial aos voluntários, além de brindes para doadores fidelizados. Entre as apoiadoras estão Comper, Dulce Paletas Mexicanas, Cassems, Clínica Campo Grande, HBR e CEON. Atualmente, o sistema Hemosul conta com 221.170 doadores cadastrados.
Horários de atendimento das unidades
Hemosul – Unidade Coordenadora (Campo Grande)
- Segunda a sexta: 7h às 17h
- Sábado: 7h às 12h
Santa Casa
- Segunda a quinta: 7h às 11h e 13h às 16h
- Sexta: 7h às 11h e 13h às 15h
Hospital Regional
- Segunda a sexta: 7h às 12h
Unidades do interior
- Segunda a sexta: 7h às 13h
Todas as unidades
- Distribuição: 24 horas, inclusive domingos e feriados.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 55 kg;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
- Não ingerir álcool nas últimas 12 horas (uso social) ou 48 horas (consumo maior).
O Hemosul reforça que a doação é fundamental para manter os estoques e garantir o atendimento a pacientes de todo o Estado, especialmente em períodos de maior demanda.
Com informação: Hemosul

