Soraya Thronicke confirma candidatura à reeleição ao Senado em 2026

Soraya Thronicke confirma candidatura à reeleição ao Senado em 2026

A senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), confirmou que será candidata à reeleição ao Senado Federal nas eleições de 2026. A confirmação foi feita em nota divulgada por sua assessoria, após rumores sobre uma possível desistência.

No comunicado, Soraya — que preside o Podemos no Estado — afirmou que mantém diálogo com diferentes grupos políticos, mas reforçou que seu foco é “defender Mato Grosso do Sul, trazendo obras, recursos e emendas para os municípios, independentemente de partido ou ideologia”.

A senadora também criticou especulações e tentativas de criar atritos políticos. “Sigo acreditando que o caminho deve ser o debate de ideias e de futuro, e não a disseminação de intrigas”, destacou.

Natural de Dourados e radicada em Campo Grande, Soraya ganhou projeção política em 2015, durante as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Eleita em 2018 pelo PSL, impulsionada pela onda bolsonarista, tornou-se uma das vozes mais combativas da direita no Senado.

Nos bastidores, há relatos de articulações para retirá-la da disputa, supostamente lideradas pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, que teria sugerido à senadora concorrer à Câmara Federal — proposta que ela recusou.

Com a confirmação de sua candidatura, Soraya deve enfrentar uma eleição acirrada, que pode incluir nomes como o da ministra Simone Tebet (MDB). O pleito de 2026 promete um embate entre antigos aliados e rivais, num cenário de reconfiguração política em Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *