quarta-feira, janeiro 22, 2025
Política

Fé, determinação e união são pilares que Adriane Lopes defende para projetar Campo Grande para o futuro

Em uma cerimônia marcada por emoção e compromissos com o futuro, Adriane Lopes tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, como prefeita de Campo Grande. Fé, determinação e união são alguns dos valores fundamentais que a ela destacou em seu discurso, reafirmando o compromisso de sua gestão em projetar a cidade para uma nova fase. Em uma tarde histórica, também tomaram posse a vice-prefeita eleita, Camila Nascimento, e os 29 vereadores que comporão a nova legislatura. A solenidade reuniu autoridades estaduais, judiciais, legislativas e eclesiásticas, além de amigos e familiares dos empossados.

Adriane Lopes iniciou seu discurso agradecendo ao presidente da sessão solene, às autoridades presentes, aos vereadores empossados e a todos os presentes. Emocionada, fez questão de sair do protocolo para que a vice-prefeita Camila Nascimento estivesse ao seu lado durante sua fala.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, o autor de todas as coisas, que com muita força, fé, garra, determinação e união nos trouxe até aqui. Este momento é mais que uma celebração, é um testemunho desses valores que nos guiam. Hoje, escrevemos juntos uma nova página na história política de Campo Grande, pela primeira vez em 125 anos, uma mulher eleita pelo voto popular, com outra mulher como vice.”

A prefeita destacou a trajetória de desafios e batalhas internas e externas enfrentadas até aquele momento. Em um gesto de carinho e parceria, dirigiu-se à vice-prefeita Camila: “Tenho a honra, Camila, de dividir esse marco histórico com você, uma mulher honrada e uma parceira que esteve ao meu lado nos bairros e regiões de Campo Grande, ouvindo as necessidades da nossa população.

Adriane lembrou em seu discurso, que o dia de hoje foi considerado improvável por muitos, mas que a posse desta quarta-feira reafirma e mais uma vez valida a escolha da população de Campo Grande. “É uma tarde onde muitos julgavam que éramos as improváveis, e deixei bem claro durante a nossa trajetória, a nossa caminhada, que podíamos ser vistas como ‘as improváveis’ talvez para o mundo político, mas para Deus, somos as escolhidas para este tempo. Este feito Camila, não é apenas nosso, ele pertence a cada mulher que já ouviu que não era capaz, que deveria se conformar com menos, a cada mulher que já travou as mesmas lutas que nós duas, que as vereadoras, e que muitas mulheres que estão na plateia já travaram, mas nós mostramos que com respeito, com propostas, a gente também pode avançar e fazer gestão com responsabilidade.”

Dirigindo-se às mulheres presentes, incentivou: “Sonhem, não desistam. Com respeito e união, podemos ir longe. Minha caminhada foi repleta de desafios, mas cada dificuldade fortaleceu meu propósito.” Ela também expressou gratidão à família, destacando o apoio do esposo, deputado estadual Lidio Lopes, dos filhos Mateus e Bruno, e de outros familiares e amigos.

Em meio às inúmeras pessoas que contribuíram para essa trajetória de conquistas, a prefeita Adriane Lopes fez questão de ressaltar uma figura central nesse processo, alguém cuja presença e apoio foram determinantes para a concretização deste momento histórico. ” Quero destacar uma pessoa que foi essencial e primordial nesse processo, a senadora Tereza Cristina, a mulher mais votada do estado de Mato Grosso do Sul, ela acreditou, ela segurou na minha mão e na mão da Camila, e hoje nós podemos celebrar essa data e esse dia histórico para nossa capital. Ela, com muita sabedoria, com muita força, com muita articulação e visão, nos ajudou muito nessa caminhada. Eu nunca vou poder expressar em palavras a minha gratidão a ela.”

Demonstrando o desejo de construir uma gestão pautada pela harmonia entre os poderes e o diálogo constante com a população, Adriane Lopes destacou a importância do trabalho conjunto com os vereadores e o compromisso com as demandas de cada região da cidade: “Sei que o futuro que sonhamos só será possível com união, quero reforçar a importância da harmonia entre os poderes, especialmente com a Câmara Municipal. Aos vereadores e vereadoras aqui presentes, digo: vocês são essenciais neste caminho, juntos podemos transformar os desafios em soluções, os obstáculos em oportunidades. A política não deve ser palco de vaidades ou divisões, mas um espaço de diálogo e construção. Hoje iniciamos um novo ciclo, de coragem, ética e transparência. Reconheço que os desafios à frente são grandes, mas maior ainda é a minha fé de que juntos, podemos construir uma Campo Grande que será motivo de orgulho para todos nós. Queremos intensificar o diálogo com a população nos próximos anos, aproximando a gestão pública das realidades de cada bairro e região da nossa cidade. Não basta ouvir, é preciso agir com planejamento e eficiência para atender aos anseios dos campo-grandenses.”

Adriane também fez questão de ressaltar os avanços alcançados durante sua gestão anterior. “Elevamos os indicadores de serviços públicos de 37 para 85 pontos percentuais em dois anos e oito meses, um marco inédito no Brasil. Mostramos que, com vontade política, é possível entregar resultados.”

Ao final, reforçou sua visão de uma Campo Grande que seja a capital das oportunidades, um lugar para se trabalhar e viver bem. Encerrou citando uma frase da Margaret Tatcher: “Na política, se você quer algo que seja falado, peça a um homem, mas se quer algo que seja feito, peça a uma mulher.”

Primeira mulher eleita prefeita na Capital

Eleita com 222.699 votos, a prefeita Adriane Lopes (PP) escreve seu nome na história como a primeira mulher escolhida pelo povo para comandar o executivo municipal de Campo Grande. Ao lado da vice-prefeita eleita Camilla Nascimento, elas formaram a primeira chapa exclusivamente feminina a concorrer ao governo municipal. Adriane Lopes se torna um símbolo de inspiração para mulheres em todo o Brasil, ao mostrar que a participação feminina na política é não só possível, mas fundamental. 

Com o compromisso de construir uma Campo Grande ainda mais forte, Adriane Lopes e Camila Nascimento iniciam seus mandatos com o desafio de unir inovação, inclusão e desenvolvimento, transformando as expectativas em realizações concretas.

Após a cerimônia de posse, a vice-prefeita Camila Nascimento compartilhou brevemente suas expectativas e sua motivação para integrar a gestão municipal ao lado da prefeita Adriane Lopes. Em tom de entusiasmo e gratidão, ela destacou a confiança no projeto de governo e sua disposição para contribuir de forma ativa na administração.  

“Desde o início, sempre acreditei no projeto da prefeita Adriane. Confesso que, lá atrás, eu não tinha a intenção de seguir na política dessa forma, mas o compromisso que ela demonstrou com a nossa cidade me inspirou a abraçar essa missão. E vou continuar ao lado dela, dando suporte para que esse projeto, que foi construído com tanto carinho, tenha continuidade.  Adriane me pediu para estar ao seu lado em todas as decisões, e é assim que vamos trabalhar: com união, entre ela, eu e toda a equipe de secretários e servidores.  Hoje, o que sinto é uma vontade imensa de começar logo. Estou pronta para, junto da prefeita, fazer o que for necessário para atender as demandas da nossa população.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *